Ciclo de discussões – forças naturais, sociais, económicas e tecnológicas que afectam a indústria mineral


Amanhã (sexta-feira, 30 de outubro, das 1500 às 1630), ocorre a primeira discussão em português do ciclo sobre as forças naturais, sociais, económicas e tecnológicas que decidem o futuro indústria mineral.

A plataforma usada é o ZOOM. Para participar nestas sessões basta enviar um e-mail para luischambel@sinese.pt .

Este ciclo de discussões ocorre em paralelo ao curso em inglês oferecido no EIT RAW MATERIALS (Universidade de Freiberg) – entretanto já sem vagas. Estas sessões online em português, têm a mesma estrutura geral do curso em inglês, mas tópicos mais focados nas indústrias minerais de Brasil, Angola, Moçambique, Timor-Leste, Portugal, Guiné-Bissau, Cabo Verde e S. Tomé & Príncipe.

De forma diferente dum curso ou webinar tradicional, propomos uma sequência de discussões estruturadas à volta dos temas mais polémicos e merecedores de reflexão relacionados com a mineração – incluindo as máquinas autónomas, a nova ordem mundial, o aprovisionamento responsável e as cadeias de abastecimento, os minerais críticos, a licença social para operar, as redes (anti-)sociais, a escassez da água, a mineração dos fundos oceânicos e a transição energética, o garimpo e a mineração artesanal ou de pequena escala.

 As discussões que planeámos têm a duração de hora e meia. As primeiras cinco estão agendadas para as seguintes datas:

  • A MÃE NATUREZA – Jazigos Minerais, Alterações Climáticas, A Escassez da Água e Outras Ameaças Naturais: 30 de Outubro, 1500 – 1630 (Hora de Lisboa).
  • FORÇAS ECONÓMICAS E SOCIAIS – Licença Social para Operar, Aprovisionamento responsável e Garimpo, Transição energética: 3 de Novembro, 1500 – 1630 (Hora de Lisboa).
  • A NOVA ORDEM MUNDIAL – Matérias-primas Críticas: que papel para a Europa, para África e para os países lusófonos?: 10 de Novembro, 1500 – 1630 (Hora de Lisboa).
  • A ASCENÇÃO DAS MÁQUINAS (DEUS EX MACHINA) – Blockchain e cadeias de abastecimento, 19 de Novembro, 1500 – 1630 (Hora de Lisboa).
  • AS NOVAS FRONTEIRAS – Explorar ou não os fundos oceânicos?:  26 de Novembro, 1500 – 1630 (Hora de Lisboa).

Published by

Luís Chambel

Exploration & Research Mining Engineer, MSc Engineering Geology, MBA, PhD European Engineer -EUR ING; Euro Geologist - EURO GEOL

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s